Dicas Práticas para os Primeiros anos de vida

12 Dicas de Educação Artística e Pintura para Crianças

Quando uma Atividade didática é divertida, nem Parece que faz parte das Obrigações Escolares...
"Se o educador é capaz de transformar um passatempo lúdico em uma atividade potencializadora da cognição, a este, podemos chamar de mestre..."
12 Dicas de Educação Artística e Pintura para Crianças

Até que se prove o contrário, aprender brincando ainda é uma prática pedagógica das mais inteligentes e produtivas...

Considerações Iniciais...

Ao contrário da crença comum, as Aulas de Arte, se bem pensadas e adequadamente conduzidas, poderão se tornar um dos mais eficientes recursos pedagógicos no processo de estruturação da cognição infantil, e o mais importante, serve perfeitamente para todas as faixas etárias.

Mas, o educador precisa saber o que está fazendo. Não se trata da aplicação de simples brincadeiras aleatórias com a intenção de entreter o grupo, ou simplesmente para ajudar a passar o tempo.

E eis a questão: Será que nossos educadores conhecem as propriedades cognitivas escondidas por trás de cada brincadeira ou atividade recreativa que se pratica em sala de aula, especialmente aquelas de natureza artística? Trata-se então de um processo onde esse docente deverá se pré-qualificar, caso pretenda usar o método como ferramenta pedagógica em seu magistério diário.

Lembre-se sempre de que, toda atividade didática com Arte é benéfica à qualificação cerebral, uma vez que trabalha ao mesmo tempo a abstração, a disciplina e os conceitos lógicos que dão suporte ao processo da auto-organização.

A seguir destacamos algumas dicas ou reflexões que poderão servir como "links" para que pais e educadores compreendam um pouco mais sobre estas importantes atividades...

Desse modo, é preciso lembrar sempre de que...

  • Não se deve nunca fazer por uma criança o que ela pode fazer por si só;
  • A criança reflete em todos os seus atos o ambiente em que vive;
  • Se a criança utiliza espontaneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos ou gesticular, ela é canhota;
  • Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita, nesse estágio etário, é um erro grave;
  • Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, aversão geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança pessoal, baixa autoestima, etc.
  • Depois de crescida, por volta dos 7 anos de idade, não há mal algum em incentivar para que pratique também a escrita com a outra mão, mas sem a condição da obrigatoriedade;
  • Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo e de que a criança muito gosta;
  • A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas, afinal de contas, ali ela pode se expressar sem ressalvas e exercitar o atributo da abstração, e o mais importante, de forma absolutamente natural;
  • Através do desenho ou pintura, a criança desenvolve sua capacidade de observação, afina a coordenação motora, qualifica o gosto artístico e a estética, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho, higiene e limpeza;
  • O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo. Espontâneo quer dizer, retratar aquilo que sente a partir dos recursos disponíveis. Lembre-se, ensinar a forma correta de se pegar no lápis ou pincel é uma coisa necessária. Já sugerir que tipo de desenho deverá ser feito como forma de se expressar, não...;
  • A pintura com as mãos cria o sentimento de liberdade no processo criativo; desenvolve a autoconfiança e espontaneidade na forma de demonstrar seus sentimentos mais profundos;
  • Deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, estojos de aquarela, quadro negro, cavaletes, brochas e pincéis.

Dicas Bônus...

  • Para as crianças maiores de 7 anos, pedir para que expressem sentimentos, tais como, angústia, ansiedade, medo e raiva, desde que conheçam o status Quo de cada um destes estados, vai ajudar o educador ou pai a traçar um perfil psicológico dela que se aproxima bastante de sua realidade.
  • Estudar o trabalho artístico das crianças antes e depois de uma prática meditativa simples, constitui um processo que ajudará o educador a avaliar os efeitos da repercussão do estado emocional de cada uma na qualidade dos atos praticados.

Finalmente, não se limite ao escopo dessa lista de reflexões, estude seu caso e faça adaptações, afinal de contas, um modelo pedagógico estático só é capaz de formar cidadãos fleumáticos.

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