Artigos para Autorreciclagem

12 Pedidos de um Filho a Todos os Pais

Se o ensinamento não visa a liberdade consciencial, não pode ser chamado de ensinamento...
"Apenas porque um hábito faz parte de uma tradição centenária, isso não quer dizer que seja coisa necessária ou útil..."
12 Pedidos de um Filho a Todos os Pais

A criança se torna confiante quando recebe tarefas que podem ser realizadas, por ela...

Por que a Educação doméstica tornou-se um problema tão sério em nosso tempo?

"A autoalienação tem início quando acreditamos em tudo, e o pior de tudo, sem questionar nada..."

Partindo do princípio que os pais nunca recebem um manual de procedimentos orientando sobre a forma correta de educar os filhos, logo, a força da tradição se encarregará de ocupar esse espaço. Fará isso fertilizando psicologicamente cada indivíduo com aquilo que já possui, com todo seu repertório cognitivo acumulado, herdado que foi das incontáveis gerações do passado.

E ali estão contidas as distorções sociais, os antigos problemas que se perpetuam. São os antigos problemas adaptados a cada nova geração apenas para se compatibilizar com os novos hospedeiros. E ali estão os conflitos, e um inumerável acervo de psicopatologias que só aumenta de volume com o passar dos anos.

Os pais e educadores poderiam guiar-se no processo de educação dos filhos a partir de suas próprias carências pessoais, examinando as falhas comportamentais que o mesmo sistema que ora tenta educar suas crianças não foi capaz de resolver, e assim por diante. Mas, ao invés disso, preferem se acomodar e esperar pelo tempo, por um milagre, ou até por uma intervenção mágica que atue de fora para corrigir as distorções que existem dentro de cada um.

Desnecessário é dizer que uma mudança de paradigmas precisa ocorrer com urgência. A questão é que, como essa urgência depende do tempo de cada um, parece que a espera ainda será longa...

A seguir, enumeradas estão 12 Reflexões de grande valor consciencial que poderão servir como dicas para que pais e educadores sejam capazes de observar seus filhos e alunos de forma mais humana, com um olhar mais crítico e realista. A partir dessa postura poderão escrever no livro da vida de suas crianças algumas linhas de fato edificantes.

Eis os 12 Pedidos de um Filho a Todos os Pais, mas que poderia ser de qualquer criança sob os cuidados de pais ou responsáveis...

  • Criança merece respeito...

  • Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar a atenção.

  • Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.

  • Não me faças promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também dê-me o castigo, se prometido.

  • Não me corrija as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com o seu exemplo.

  • Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.
  • Não grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo, e não me faça gritar também.
  • Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.
  • Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer os meus próprios erros.
  • Trate-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim, aprenderei com você o respeito e a amizade.
  • Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Isso é a base de toda formação do meu futuro caráter. Lembre-se que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, você. Então, fique atento aos seus atos diante de mim.
  • Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado.
  • Preciso de segurança para crescer.
  • Ensine-me a duvidar de tudo, inclusive daquilo que diz. Mas também me mostre o caminho do autoesclarecimento. Um indivíduo sem dúvidas é uma caricatura de gente, facilmente condicionável e sem vontade própria.
  • Ensine-me a aprender, e não a imitar os outros, ou mesmo você. Ensine-me o que é ser livre, pois só assim poderei criar um mundo livre!
  • Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.

Texto original de fonte anônima.
Ampliado e revisado por: Alberto Filho e Anne M. Lucille

Leia Também...