Artigos para Autorreciclagem

15 Crenças que Contribuem para Estressar as Pessoas

Compreender a Si mesmo contempla um estado de vigília permanente, auto-organização, coragem para aprender a partir das falhas pessoais, e, finalmente, lucidez para compreender que os erros cometidos, quando reciclados, qualificam nossa experiência de vida...
"Educador sem vocação, para uma criança ou jovem, terá o mesmo efeito que teria a água tóxica para uma planta..."
15 Crenças que Contribuem para Estressar as Pessoas

Sem uma boa dose de Bom Senso torna-se impossível o Consenso...

Introdução...

Quando somos capazes de perceber aquela parcela do nosso condicionamento que contribui de forma negativa no processo de configuração do mundo social onde vivemos, estamos a um passo de conquistar nossa liberdade psicológica.

Por isso o estudo da influência dos mitos e tradições, seu mecanismo de ação dentro do nosso comportamento, sempre procurando avaliar o tamanho dos danos psicopatológicos que causam, é tão importante. Desde cedo, sem direito a escolha, somos induzidos a crer em tradições bizarras e irracionais que acabam assumindo o papel de verdades absolutas depois de incorporadas às nossas personalidades. São itens psicológicos que entram em nossas vidas como necessidades imprescindíveis, mas logo se revelam inimigos implacáveis cujo papel é simplesmente tornar nosso viver caótico. E tudo isso logo se transforma num repositório vivo capaz de abrigar nossas maiores angústias e frustrações existenciais.

Assim, aprender a identificar o inimigo com cara de amigo, embora não resolva nossos dilemas existenciais, certamente, vai ajudar a nos livrar de um importante obstáculo quando o assunto é a conquista do estado de serenidade e paz pessoal.

A seguir estão relacionados 15 Mitos que contribuem de forma decisiva para nos estressar, uma vez que, ao se apresentarem como necessidades pessoais ou pré-requisitos à conquista da felicidade, se tornam agentes ativos para a promoção do caos existencial de cada um.

Se ficarmos atentos, cada um dos fatos abaixo, agora realçados como crenças patológicas, uma depois da outra, irão aparecendo no nosso dia a dia. E desde que sejamos capazes de enxergá-las com clareza, comprovando sua total inutilidade, temos uma chance real de erradicá-las de nossas vidas, e a isso chamamos de Autocura.

  • Devemos ser amados por todos, e todos, sem exceção, devem aprovar todos os nossos atos.
  • Devemos ser absolutamente competentes, capazes, bem sucedidos, articulados, admiráveis, adequados e inteligentes, e o mais importante, a obrigatoriedade de que todos nos respeitem em todos nossos atos e ações, é um item inegociável.
  • Segundo nosso jugo pessoal, certas atitudes ou atos são errados, desprezíveis ou prejudiciais, e as pessoas que cometem tais ações deverão ser severamente punidas.
  • Podemos considerar como uma verdadeira catástrofe quando as coisas não acontecem como gostaríamos.
  • Infelicidade ou contratempos de qualquer natureza é o resultado de eventos estranhos e acontecimentos que são dirigidos exclusivamente a nós e sobre os quais não temos nenhum controle.
  • Devemos nos preocupar com as coisas que são perigosas, ou aquelas que nos causam temor, e devemos fixar nossos pensamentos em tais "eventos", até que o perigo tenha passado.
  • É mais fácil evitar as dificuldades e responsabilidades da vida do que enfrentá-las.
  • Precisamos sempre de alguém ou algo mais forte que nós para nos dar confiança.
  • Porque algo nos influenciou de forma marcante no passado, isto deve determinar nosso comportamento presente: A influência do passado é uma espécie de determinismo, uma clausula existencial que não pode ser desfeita.
  • O que as outras pessoas fazem tem importância vital para nós, e devemos fazer todo esforço possível para mudá-las, de modo a ajustar seu modo de pensar ao nosso.
  • Existe uma solução única e perfeita para todo e qualquer problema, e se não for encontrada, os resultados serão desastrosos.
  • Seguir a tradição e suas regras, mitos, tabus e rituais, ou aceitar cada um desses pontos sem questionar ou duvidar, trata-se de um quesito fundamental, pois os antigos sempre sabiam o que estavam fazendo.
  • O sofrimento é o único e verdadeiro caminho necessário à nossa felicidade e sem ele não temos a menor chance de alcançarmos o contentamento nem a paz de espírito.
  • Ser bem sucedido significa conseguir alcançar um ponto onde nenhum outro jamais colocou os pés. Sem isso a felicidade torna-se uma coisa impossível.
  • Ser perfeito é possível, afinal de contas, existem pessoas perfeitas, especialmente os gurus religiosos, que podem nos servir de guias.
  • Embora o esforço pessoal seja importante, ele não é o fator que determina nosso êxito profissional ou existencial, e sim a sorte ou a fé cega nos preceitos das doutrinas sectárias.
  • Felicidade e riqueza são cláusulas que se complementam, e o primeiro não pode existir sem o segundo.
  • Embora possam existir opiniões divergentes, nosso ponto de vista é sempre o melhor exemplo.
  • Nossa missão terrena é moldar o resto de mundo de conformidade com nossas inclinações, preferências, modo de pensar e agir.

Leia Também...