Artigos para Autorreciclagem

15 Dicas para Aumentar e Qualificar sua Autoestima

O ato de Compreender a Si mesmo contempla um estado de vigília permanente, auto-organização, coragem para aprender a partir das falhas pessoais, e, finalmente, lucidez para compreender que os erros cometidos, quando reciclados, qualificam nossa experiência de vida...
"Não há mistério algum: Uma mente confusa só é capaz de criar mais confusão..."
15 Dicas para Aumentar e Qualificar sua Autoestima

O exercício da atenção começa quando percebemos de forma lúcida nossa indisciplina e falta de organização...

Introdução...

Não são as grandes coisas que fazem a diferença, mas os pequenos detalhes que muitas vezes quase não percebemos...

Não há mistério algum: Já adentramos em um mundo repleto de problemas, e parece que, num primeiro momento, nosso principal papel existencial se resume em tomar conhecimento dos mesmos, e depois de adotá-los com filhos pródigos, replicamos tudo para as novas gerações.

É certo que viver em um mundo sem problemas não passa de uma utopia, um devaneio próprio dos contos de fadas. E embora um mesmo problema seja coletivo, sua repercussão varia de acordo com o indivíduo que o vivencia naquele momento. Isso implica em afirmar que, as consequências ou plano de atuação de um problema são eventos perfilados de acordo com a personalidade de cada hospedeiro.

Nesse caso, as variáveis em questão são muitas, incontáveis, mas, no fim da história, na maioria das vezes, a solução adequada para um não servirá como uma luva para outro. Daí a necessidade de examinar cada questão de acordo com os prováveis ou definitivos desdobramentos de cada situação, e tudo isso de acordo com o temperamento e perfil psicológico de cada indivíduo.

E um dos problemas mais recorrentes em nossos dias são os casos da Baixa Autoestima. Os motivos são tantos que enumerá-los seria uma tarefa impossível. O fato é que, para quem está sob jugo de um problema, muitas vezes a solução parece tão distante que ele acaba desanimando. E a exemplo de uma doença viral mal tratada, também um problema mal resolvido, tende a se fortalecer, ganhar músculos, se espalhar e fixar raízes cada vez mais profundas. Por isso, nessas horas, precisamos de ajuda.

Eis, portanto, 15 reflexões que se bem examinadas poderão servir de orientação para uma autorreciclagem, e por que não, uma com uma oportuna blindagem para nossa autoestima...

  • Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.
  • Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a "preocupação em virtude dessa preocupação."
  • Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível da mesma força que o criou.
  • Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para comentar injúrias ou ingratidões.
  • Disse um notável filósofo: "Uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acrescentar: "e de enfermidades também..."
  • Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.
  • Conte com as bênçãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.
  • Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro em mãos.
  • Descubra sua vocação pessoal, afinal de contas, trata-se do atributo mais importante como potencializador de sua carreira profissional, não importa qual seja sua área de atuação. Um sujeito conhecedor de sua vocação dispõe de um potencial criativo acima da média, aliado ao maravilhoso status da permanente automotivação, uma cláusula que faz parte desse pacote.
  • Analise com calma seus desejos e seja franco consigo mesmo. Serão todos eles necessários à sua vida? Sendo sincero consigo mesmo – quem mais pode ser? – você vai perceber que a maioria deles, de fato, sequer são necessidades.
  • E por maior que seja o fardo às suas costas, lembre-se de que a mesma força invisível que o colocou sobre a Terra, que aguentou com você ontem, também aguentará com você hoje.
  • Lembre-se de que todas as situações podem ser interpretadas de duas formas: A primeira serviria para corrigir imperfeições de nossa personalidade, enquanto que a segunda serviria para aperfeiçoar nossas qualidades ainda falhas, e ambas são aprendizados positivos.
  • Lembre-se sempre de que, nossos pontos fracos, defeitos, manias, erros, são os verdadeiros guias para a autorreciclagem. Já os pontos fortes, qualidades, equilíbrio, perseverança, disciplina, organização, senso de autopesquisa, autodidatismo, motivação, servirão de aporte durante todo esse processo.
  • Você não é apenas um fardo de defeitos, nem um repositório de particularidades que aparentemente o incapacitam em suas empreitadas, por isso foi dotado de uma qualidade chamada "Autossuperação", um atributo que surgirá naturalmente quando perceber que ninguém é perfeito, nem desnecessário, nem está preso a uma realidade determinista. Fosse assim, pela mais elementar lógica, não teria motivo para existir...
  • Finalmente lembre-se: na Terra tudo é passageiro e vive melhor quem escolhe melhor seus problemas. Assim não deixe que todos os problemas do mundo o dominem. Escolha aqueles que merecem atenção, e entenda de uma vez por todas: Se você está diante deles é porque é capaz de superá-los!

Embora a lista seja apenas parcial, pelo exercício regular da autorreflexão sobre cada um destes pontos, certamente, podemos ir muito mais longe...

Leia Também...