Artigos para Autorreciclagem

Dicas Atividades Cognitivas com Livros de Ficção

Ideias para Criação de Atividades Didáticas de grande valor educativo sem uso de materiais, ou quase...
"Educação não é a simples transferência do conteúdo de um livro para o cérebro do educando..."
Dicas Atividades Cognitivas com Livros de Ficção

Uma criança organizada, por reflexo, logo se torna também disciplinada, mas nunca sem a ajuda dos adultos...

Os Livros de Ficção

É o tipo de literatura que têm uma maior aceitação entre as alfabetizadas crianças com mais idade. As sugestões dadas a seguir não esgotam as opções disponíveis. Crie as suas, diversifique, promova debates entre as crianças com você no centro, como mediador(a) ativo(a).

A sua presença e opiniões, além de enriquecer o debate, irá motivá-las a ir em frente, uma vez que sentirão que aquilo é uma coisa importante. Lembre-se sempre de que, a criança ainda não sabe da importância das coisas...

Idade: 6 Anos e acima
Série: Melhor, fundamental e Acima

O Que as Crianças Aprendem com Os Livros de Ficção?

Cada uma das diversas variedades da ficção terá seu próprio e especial valor. A Ficção Histórica mostra a informação real vista de um ângulo muito mais íntimo e pessoal, tornando mais fácil para os leitores assimilarem o material lido.

Poesias exploram os sons e a harmonia da linguagem. Literatura permite que as crianças viajem através do tempo, visitem terras e lugares distantes, entrem em mundos de fantasia e do faz-de-conta.

Livros de auto-ajuda infantil, apesar de não se enquadrarem no gênero Ficção, esclarecem de forma singular os pequenos conflitos e ajudam a criança a se conhecer melhor.

Os livros de ficção ajudam a criança a expandir seu repertório criativo ao entrar em contato com aquelas "realidades" simbólicas criadas pela imaginação do autor. Isso acaba por criar em sua mente um lastro significativo de novas opções, que ela irá considerar em seu processo criativo quando da elaboração dos seus próprios pensamentos.

Importante: A classificação das atividades por idade é apenas sugestão; elas poderão ser adaptadas para qualquer faixa etária sem problemas.

Dicas para Atividades:

Faixa Etária: Primeira e Segunda Série

Faça uma Representação para a criança daquela História ou poema que ela mais gosta. Cada membro da família pode participar de um ou mais papéis. Procure na casa objetos que possam servir para representar os muitos sons (sonoplastia) das gravuras que estão nos livros, tais como, barulho de água da chuva, buzinas, objetos caindo, etc.

Encoraje sua criança a formular ideias de como poderia ser o desdobramento da história que está lendo. Como sugestão, peça para que escreva ao autor do livro contando sua ideia e inclua na carta ilustrações feitas por ela mesma. Na maioria das vezes eles respondem. Eles possuem uma assessoria de relacionamento com os leitores para este fim, e isso irá melhorar, e muito, a relação da criança com o mundo da leitura e os livros.

Faixa Etária: Terceira e Quarta Série

Incentive sua criança a criar uma sinopse, descrevendo com suas próprias palavras e ponto de vista, o modo como interpreta aquela história que acabou de ler. Peça para que tente descrever o maior número de detalhes que for capaz de lembrar. Peça ainda para que dê sua opinião sobre o papel e importância de cada um dos personagens da trama assim como aquele com o qual mais se identificou. E não esqueça de pedir para que esclareça o motivo dessa sua preferência.

Faça um jogo de tabuleiro num pedaço de cartolina ou cartão grosso. Desenhe um caminho com pequenos quadrados por onde os jogadores possam caminhar.

Crie ilustrações ou escreva textos que possam representar a sequência dos eventos da história. Pegue algumas peças de outro jogo ou faça suas próprias com massa de modelar. Use um dado ou um pequeno disco giratório que seja capaz de determinar quantas casas os jogadores vão avançar a cada vez no tabuleiro. Crie casas premiadas, que permitam ao jogar obter vantagens extras, ou casas onde o jogador seja alertado com penalidades, tais como, ficar sem jogar uma vez, voltar casas, etc. Isso irá tornar a atividade mais emocionante.

Faixa Etária: Quinta e Sexta Série e Acima

Encoraje a criança a formar um clube do livro com seus amigos. Combine para que as crianças se reúnam antes, durante, e após a leitura de uma obra. Um debate dessa natureza após uma leitura é um verdadeiro treinamento para trabalhos em equipe, convívio social amigável, entre outros. Durante o evento, sirva um lanche. Isso fará com que se sintam ainda mais à vontade e acolhidos naquele ambiente.

Nesse clube do livro poderão ainda debater sobre suas últimas aquisições, livros e temas preferidos, críticas que tenham visto a respeito de alguma obra, bibliotecas recentemente visitadas, quadrinhos, etc.

Leia Também...