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Dicas Atividades Cognitivas com Livros Ilustrados

Ideias para Criação de Atividades Didáticas de grande valor educativo sem uso de materiais, ou quase...
"Educação não é a simples transferência do conteúdo de um livro para o cérebro do educando..."
Dicas Atividades Cognitivas com Livros Ilustrados

Todas as crianças sentem uma atração natural pelos livros, o papel dos adultos é cuidar para que elas continuem assim...

Os Livros Ilustrados

É o tipo de literatura que têm uma maior aceitação entre a maioria das crianças. No entanto, se alguns critérios básicos não são considerados, todo nosso esforço em incentivá-las à leitura pode terminar antes mesmo de começar. Então, além de boa vontade, de mais conhecimento técnico sobre o assunto, não podemos abrir mão.

Além disso, pesquisas pedagógicas já comprovaram que a criança aprende mais vendo e ouvindo histórias impressas que através de imagens audiovisuais. O que ocorre com o material impresso é que ele é possível de ser tocado, e muitas vezes por iniciativa da própria criança, sem contar que as imagens estáticas se fixam melhor no cérebro do que as versões virtuais em movimento.

Idade: 18 meses - 6 anos
Série: Maternal, Básica, Pré-escola, etc.

O Que as Crianças Aprendem com Os Livros Ilustrados?

Todas as Pesquisas evidenciam que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante que os pais podem fazer, quando se pretende prepará-las para obter êxito em sua futura vida acadêmica.

Através dos contos ilustrados elas conseguem associar aquilo que estão ouvindo com as respectivas gravuras. E essa associação é fundamental para formação das primeiras sinapses cerebrais.

Esse tipo de livro impresso com suas ilustrações estáticas, para o processo de memorização, é mais importante que os filmes animados com imagens em movimento. Nosso cérebro é preguiçoso, trabalha com uma carga de apenas 12 Volts, por isso fixa melhor a uma imagem estática que outra animada, especialmente nessa fase etária.

A leitura em alto e bom tom ajuda a criança a entender o objetivo da palavra impressa e a construir seu vocabulário.

A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela agora vai saber que, além de significarem alguma coisa, saberão exatamente o que é essa coisa.

Livros com pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo. É importante lembrar que estes livros, além de poucas páginas, deverão apresentar ilustrações grandes sem fundos complexos que tornem a figura principal difusa. Deverão ter muitas cores, e o mais importante, pouco texto.

Dicas para Atividades:

Faixa Etária: Entre 0 a 3 anos

Pegue algumas marionetes, ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples, ou parte de um diálogo que faça parte da história.

Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples tais como: "Por que você está apontando para cima?" Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela olhar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração ela é capaz de lembrar.

Faixa Etária: Acima de 3 e até 4 anos

Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um livro. Depois, crie um enigma baseado nos objetos e personagens desse livro. Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com características como estas que você passaria para ela: "Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?" Depois de apresentar alguns enigmas, peça para que sua criança crie suas próprias versões.

À medida que você lê a história com a criança, escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da trama. Peça para que fixe sua atenção nestes detalhes durante toda leitura. Peça para ela depois imaginar como a história seria diferente, se estes objetos ou pessoas, não fizessem parte do conto.

Faixa Etária: 5 anos e 6 anos

Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário, ou passeio no campo ou na praia. Pergunte então a criança o que o livro significa. Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.

Peça a criança para explicar, com as palavras dela, o que sente ao ver cada página do livro, assim como o por que. Peça para que reflita e analise como as cores, os personagens, a trama, a sequência, ou outros elementos, ajudam no rumo que a história toma.

Regras e Desenvolvimento das Atividades:

O ambiente e a hora de cada seção de leitura contam muito. O importante é que se torne um hábito, e para isso regularidade e pontualidade são quesitos não negociáveis. Prefira horários com pouca movimentação em volta, e o mais importante, nessa hora, desligue TV, computador e aparelho celular. É um tempo curto e precioso demais, que não pode ser desperdiçado com interrupções facilmente evitáveis. A seriedade da atividade é uma chave das mais valiosas no processo de organização e disciplina do irrequieto cérebro infantil.

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