Dicas de Educação
Dicas de Educação
Boas Ideias para Aprender se Divertindo - Análise de Produtos Educativos
Autor: Alberto Silva Filho [1]
Série: Dicas para Autorreciclagem
Ideias para Criação de Atividades Didáticas de grande valor educativo sem uso de materiais, ou quase...
Boas Ideias para Aprender se Divertindo
"Uma criança organizada, por reflexo, logo se torna também disciplinada, mas nunca sem a ajuda dos adultos..."
Vendedor com mala
Devemos desconfiar da Educação em série que se compra em prateleiras de supermercados...

Análise de Produtos Educativos
Mais importante do que usar um produto que parece inovador em sua prática escolar é conhecer os reais benefícios dessa ferramenta na construção cognitiva do seu aluno, ou filho, antes de colocar a mão na massa.
O mais comum é que ambos, educador e educando, acabem iludidos pela maciça propaganda enganosa, a isca, dos chamados fabricantes "especializados" que, além de propostas educacionais revolucionárias, também prometem aos seus usuários "resultados" relâmpagos, uma espécie de alento mágico ou toque de "Midas", capaz de transformar pedra em ouro.
Antes de começar, lembre-se sempre de uma coisa: Educação criativa é aquela que potencializa a cognição do educando através da experimentação pessoal e do princípio da dúvida, e não aquela que parece mais sofisticada.
E como bobos, ficamos a depender das promessas. E se o retorno esperado não conseguimos ver durante nosso magistério, o que devemos fazer? Que tal aprender mais sobre o assunto?

Critérios para Avaliação de Produtos Educativos:

Quando nos propomos a analisar um produto, os chamados utilitários ou ferramentas com proposta educativa, não importa se de natureza virtual ou concreta, quaisquer que sejam, alguns pontos precisam ser examinados com cuidado e algum conhecimento. Só a autocapacitação no processo nos dará autonomia para evitarmos os engodos, e o mau investimento, seja de tempo ou dinheiro, patrocinados pela eficiente propaganda, cujo desfecho final é sempre nos convencer a levar para casa uma coisa sem a função ou papel que deveria ter.

Devemos sempre levar em conta aspectos, tais como, a sua usabilidade, os benefícios instrucionais ou cognitivos, o critério de abordagem didática empregado pelo fabricante, e tantas outras métricas, antes de um investimento dessa natureza.

Introdução:

  • Idade e Escolaridade que se pretende trabalhar

  • Competências Exploradas (alta, baixa, detalhes)

  • Nível de Divertimento

  • Facilidade de Uso

  • Abordagem, isto é, exercícios e prática ou exploração

  • Critérios para aferição de resultados - Antes e depois do uso

  • Estilo de Aprendizagem

  • Outros

Cientes destes pontos, acreditamos que Pais e Educadores, de fato, serão capazes de identificar os Produtos que atendam às suas necessidades, assim como dos seus filhos e alunos.

Os Critérios em Detalhes:

Esclarecimentos sobre A Avaliação Geral:

É importante então um resumo final dos Critérios individuais usados para avaliar um produto, tais como: Facilidade de Uso, Divertimento, Benefícios Educacionais ou cognitivos, Abordagem Educacional. etc. A seguir, podemos classificar cada um de acordo com a pontuação que sugere o número de bolinhas azuis. Este gabarito serve apenas como referência para adequarmos um produto aos objetivos que temos em mente.

Facildade de Uso:

Indica de quanta preparação e suporte irá precisar um adulto para capacitar uma criança a usar aquele produto de forma autônoma.

Este é um produto que pode ser exclusivamente para uso adulto, como, por exemplo, livros que dão orientação sobre educação infantil. Pode ser também um produto que requer do adulto uma preparação, como a leitura do manual ou instruções, ou um livro exclusivo para a criança. O suporte do adulto será necessário para que a criança possa obter dele seus benefícios.

Este produto permite que a própria criança use-o com pouca orientação ou instrução. Algum suporte do adulto é necessário antes que a criança se adapte ao mesmo. Após isso, poderá não mais ser necessária a orientação adulta. Se a criança for muito jovem, o adulto pode simplesmente explicar a atividade para ela. Deverá ajudar apenas nas partes que ela solicitar ou sentir dificuldade.

Este produto permite que a criança comece suas atividades imediatamente, apenas com a introduçao de um adulto, mas, cujo desenvolvimento não dependa da intervenção de um adulto.

Nível de Divertimento:

Informa se o produto tem elementos construtivos, excitantes, atraentes e capacidade de entretenimento.

Este produto tenta adicionar um pouco mais de diversão além do seu tradicional objetivo. No final, tem uma abordagem apenas educativa e nada além disso.

Estes produtos passam uma primeira impressão muito positiva, com temas e atividades atraentes e agradáveis. As crianças vão gostar e tenderão a repetir depois.

Estes produtos são criativos, inventivos e altamente divertidos devido às atividades, temas, história, personagens, etc. Certamente todos sentirão prazer em repetir muitas vezes.

Nível de Profundidade - Os Benefícios Instrucionais:

Representa o quanto o produto se aprofunda no tratamento da competência para qual ele foi projetado. Significa também, se ele é capaz de criar interesses nas crianças, além do objetivo ao qual inicialmente se propõe a atender.

Este item serve para um simples propósito ou uma competência específica, uma abordagem específica. Pode ser usado poucas vezes por suprir apenas um limitado número de objetivos práticos. É também dirigido para uma faixa de idade limitada ou grupo defindo.

O produto é apropriado para várias faixas de idades e escolaridade. Pode ser empregado em múltiplas tarefas ou permite mais que um tipo de aplicação. Personagens ou objetos e ambientes dinâmicos podem encorajar a criança a usá-lo mais de uma vez.

Este produto ofereçe virtualmente uma infinidade de usos, ensinando, reforçando o conhecimento, experimentando, etc. O produto requer da criança pensamento em múltiplos níveis, e acompanha a evolução da mesma. Crianças de várias idades e habilidades poderão usar o produto, porque o mesmo oferece renovados desafios. Oferece um alto nível de interação e não cansa a criança. Assim é provável que elas periodicamente retornem ao mesmo, sem a necessidade de incentivos adicionais.

Outras Dicas que Recomendamos
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

Sobre a Autoria:
Alberto Silva Filho [1] - O autor é orientador de educação infantil e adulta, escritor de contos infantis, e trabalha com desenvolvimento de software educativo infantil. É um dos Idealizadores e colaborador fixo do Site de Dicas.

Email: albfilho@gmail.com

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber por Email as novidades do Site

Delivered by FeedBurner

As Outras Boas Ideias
Coleções
Atividades didáticas para fazer com o uso de coleções de qualquer categoria.
Livros com Gravuras
Dicas de atividades didáticas que podem ser feitas com o apoio dos livros ilustrados.
Livros de Ficção
Atividades práticas para fazer com o apoio dos livros de ficção ou fantasia.
Livros de não Ficção
Atividades práticas para fazer com o apoio dos livros não ficcionais.
Softwares Educativos
Atividades cognitivas para fazer com a ajuda de softwares educativos.
Assuntos Relacionados
Dicas de Educação
Artigos de diversos autores sobre Educação geral, Integral e Consciencial.
Dicas de Educação Integral
Matérias inéditas sobre Educação Holística escritas com exclusividade para o Site
Dicas de Maternal
Dicas práticas e orientações para Educação infantil e formação Pré-escolar
Atividades Didáticas para Imprimir
Tarefas, brincadeiras educativas para todas as faixas etárias, já prontas para impressão
Guia de Atividades
Uma seleção de brincadeiras didáticas que podem ser praticadas em qualquer ambiente.
Curso de Criação de Atividades
Dicas práticas que capacita o Educador ou Pai a criar suas próprias Atividades Didáticas.
Conte seu Problema
O comportamento infantil à luz da psicanálise. Relatos de Casos autênticos.
Podemos Ensinar os Jovens
Histórias reais, exemplos tirados do dia a dia, um valioso referencial para todos
Opinião
A Opinião dos nossos redatores sobre temas polêmicos e atuais
Cliparts
Uma seleção com os melhores cliparts gratuitos classificados por categorias.
Vídeos Educativos Selecionados
Uma coleção de vídeos educativos escolhidos e comentados pelo site
Humor Reflexivo
Um Humor inteligente que retrata as contradições e dramas do Homem