Curso de Criação de Atividades Didáticas
Curso de Criação de Atividades Didáticas
Autor: Site de Dicas[1]
LIÇÃO 7 - Aprendendo a Diferenciar o Inútil e o Útil
Atividades Didáticas sem Custos
"O Princípio da Dúvida é como uma porta aberta para a autocognição..."
O Excesso de Informação, o Paradoxo do aumento de Desinformados, e o Drama Existencial Humano.
Professor

Nesta última parte, faremos uma espécie de reflexão criativa, um exame com a intenção de aprendermos a tirar proveito do excesso de informações que mais confunde que informa. Nunca, em nenhum outro tempo tivemos tanta informação e recursos cognitivos disponíveis como agora. O que nos coloca diante de um problema ainda maior: "Como fazer bom uso de tudo isso e o mais importante, como diferenciar o que é inútil e aquilo que é útil."

Outra questão que merece destaque é a força da mídia, muitas vezes criando verdadeiras aberrações e deformidades sociais com aparência de coisa útil. Cumpre ao educador ou pai ficar atento a tudo isso, pelo menos aqueles que estão verdadeiramente interessados na boa instrução para seus alunos ou filhos.

Lembrando sempre que nossa principal fonte de informação e esclarecimento ainda é a mídia, seja ela impressa, radiofônica ou televisiva. Mas a mídia é seletiva, deforma, condiciona, oculta, tenta limitar o limiar de informação do seu cativo público, uma vez que sua intenção deliberada é conduzir todos para onde lhes apontam os interesses comerciais.

Ela não tem o propósito de informar, esclarecer, criar indivíduos pensantes e livres para escolher, mas antes disso, conduzi-los pelas rédeas, induzir padrões de comportamento que estejam associados com suas metas econômicas. Isso quer dizer que, servir de meio educativo nunca foi e nem será uma prerrogativa na pauta dessas corporações, assim como já o são os governos totalitários.

Desnecessário é dizer que o excesso de informação não quer significar que precisamos de tudo isso, ou que sejam coisas importantes, imprescindíveis ao nosso viver. Mas, a máquina publicitária é eficaz, e assim, de tudo fará para nos convencer do contrário. Seu principal objetivo: Transformar coisas desnecessárias em necessidades, e nesse caso, ética não é um atributo que leverão em conta.

E ao final de tudo isso, o papel da máquina publicitária torna-se apenas um: especializar-se em criar necessidades onde não há; criar o desejo de consumo entre os incautos ou não pensantes, de condicionar multidões, o meio ideal para escoar seus produtos, doutrinas, ideias ou ideais.

O Papel do Verdadeiro Educador ou Pai

Na vida de um pai ou educador se faz necessário uma urgente avaliação daquilo que é realmente importante para um viver sensato, coerente, mas nunca de acordo com preceitos sectários de qualquer natureza, que mais criam caos que soluções. Aprender ainda a separar aquilo que apenas surgiu como uma ideia passageira de consumo, um culto à inutilidade, uma estratégia para criar mais confusão dentro de uma mesologia patológica repleta de sociopatas.

Pense bem, eles não desejam um mundo perfeito, afinal de contas, nesse cenário não haveria espaço para suas suas bugigangas e soluções mágicas, nem ideologias ou projetos miraculosos. Enfim, para eles, o homem equilibrado não convém, uma vez que não seria simpatizante ou dependente de suas ideias e ideais, ou de seus projetos criadores de mais problemas, alienações e antagonismos.

Um pai ou educador deverá estar atento às suas obrigações, e aprender a separar o útil do fútil. Deverá orientar filhos e alunos para se tornarem indivíduos questionadores, críticos conscientes, que não se deixem facilmente induzir por necessidades irreais, causa da maioria das nossas frustrações.

Cultivar desde cedo em nossos filhos e alunos o senso de direção, significa dar-lhes orientação para se tornarem livres. Livres da obediência cega às autoridades que ditam as regras de consumo ou ideologias patológicas com suas mentalidades deformadas, de comportamentos sociais bizarros. A vida não é um modismo, muito menos podemos limitá-la ao sucesso profissional ou às relações pessoais; menos ainda no seguir das tradições causadoras de conflitos. Ela é tudo isso e mais a absoluta lucidez de consciência, o sentimento que nos torna justos sem precisar seguir protocolos, regras sociais ou preceitos religiosos, ou qualquer guru sectário que se autointitula dono da verdade.

O respeito e a consideração, sem a obrigatoriedade de que os jovens devam se submeter a uma disciplina forçada, deverá ser a principal motivação de um preceptor atento ao seu verdadeiro papel.

Devemos sempre nos lembrar que um instrutor consciente de sua função, que se preocupa e tem no ensino a sua vocação, não tem opiniões pessoais. Ele sempre demonstra fatos, pois diante de fatos, refutações, conjecturas e debates especulativos serão sempre inúteis.

Atividades Didáticas para Imprimir
Dicas de Alimentação e Saúde
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

Sobre a Autoria:
Site de Dicas [1] - Todas as dicas foram elaboradas pelo nosso corpo docente com exclusividade para o Site de Dicas.

Email: contato@sitededicas.com.br

Índice das Lições

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber por Email as novidades do Site

Delivered by FeedBurner

Assuntos Relacionados
Dicas de Educação
Dicas úteis de Educação e Atividades didáticas em geral para Pais e Educadores.
Guia de Atividades
Uma seleção de brincadeiras didáticas que podem ser praticadas em qualquer ambiente.
Dicas de Maternal
Dicas práticas e orientações para Educação infantil e formação Pré-escolar
Dicas de Educação Integral
Matérias inéditas sobre Educação Holística escritas com exclusividade para o Site
Atividades Didáticas para Imprimir
Tarefas, brincadeiras educativas para todas as faixas etárias, já prontas para impressão
Cursos Gratuitos na Internet
Dicas de Cursos Gratuitos na Internet, dentro das mais diversas especialidades.
Software Educativos Grátis
Softwares Educativos gratuitos selecionados e comentados pelo site.
Cliparts
Uma seleção com os melhores cliparts gratuitos classificados por categorias.
Desenhos para Colorir
Desenhos em Preto e Branco com temática infantil feitos especialmente para colorir
Vídeos Educativos Selecionados
Uma coleção de vídeos educativos escolhidos e comentados pelo site
Dicas de Educação