Dicas Práticas para os Primeiros anos de vida

15 Atitudes que Favorecem o Bom Comportamento Infantil

Como sempre, no processo de educação infantil, o exemplo pessoal ainda é o mais eficaz instrutor...
"Educador sem vocação, para uma criança, terá o mesmo efeito que teria a água tóxica para uma planta..."
15 Atitudes que Favorecem o Bom Comportamento Infantil

Disciplina não é o cumprimento de tarefas por obrigação ou dever, mas, o ato de cumprir os deveres sem o sentimento da obrigação...

Dicas sobre o bom Comportamento Infantil...

Disciplina não é o cumprimento de tarefas por obrigação ou dever, mas, o dever de cumprir sem obrigação...

O comportamento adequado, ou bom comportamento infantil, deverá ser um reflexo natural de sua autodisciplina.

A autodisciplina surge naturalmente quando nos tornamos organizados, conscientes de nossos direitos e objetivos, comprometidos com nossas obrigações, responsáveis pelos nossos deveres.

E a base de tudo isso está em casa, nas mãos dos nossos pais, nossos primeiros e mais importantes educadores. Educação de berço é isso, e tudo começa com o exemplo pessoal, sejam através de atos inconscientes ou diligentemente dirigidos.

De uma coisa já sabemos, filhos com pais que se comportam de modo exemplar dentro de casa, dificilmente serão contaminados pelos bizarros interesses patológicos do mundo lá fora. Poderão até mesmo conviver dentro do caos, com suas distorções e alienações, mas jamais se deixarão induzir pelo negativo, não importando de onde venha o chamado.

Lembre-se, as crianças ainda não têm preferências, logo, a depender do que recebem em casa, vão construir um modelo mental negativo ou positivo. Cabe ao pai ou educador consciente e zeloso, fazer esse crivo e não contaminá-las com a sujeira psicológica que já faz parte da mesologia patológica, ou mesmo dos comportamentos pessoais.

A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos.

Eis algumas atitudes que, apesar de simples, farão toda diferença na educação de qualquer criança...

  • A reflexão é uma qualidade indispensável a qualquer educador.
  • Quem educa deve saber o que quer. E para saber o que quer, deve antes saber quem é.
  • Quem educa deve conhecer o educando.
  • O Exemplo pessoal, atitudes, posturas e gestos, ainda é o melhor agente educador para uma criança.
  • Lembre-se, criança é como uma esponja com alto poder de absorção, sentidos apurados, capazes de perceber as mais sutis mensagens transmitidas pelo nosso comportamento e ações descuidadas.
  • Quando são ensinadas a questionar qualquer coisa, elas também ganham a preciosa chave da liberdade de expressão. Com isso se tornarão críticas positivas, não sujeitas aos enganadores e as falsas verdades.
  • Não cultivar o fanatismo doutrinário na criança, permite que mais tarde ela venha a se tornar um adulto compreensivo, disposto a compartilhar gratidão com o seu semelhante, independente de etnia, nível social, ideologia ou crença religiosa.
  • Firme e suave deve ser a atitude de Pais ou Educadores, e que uma ordem justa, quando dada, deve ser mantida.
  • As perguntas das crianças devem ser sempre respondidas com a verdade.
  • Deverá o pai ou educador esforçar-se em conseguir através de exemplos que as crianças pratiquem o bem pelo bem, e não com a intenção de receber prêmios, ou por exclusivo temor aos castigos.
  • Deverá o pai ou educador acostumar a criança a falar com naturalidade, e para isto é aconselhável incentivar o hábito de relatar suas dúvidas, observações e experiências pessoais.
  • Deverá o pai ou educador levar a criança a agir por si mesma, a resolver, tanto quanto possível, sozinha, as situações mais complexas do seu cotidiano.
  • Por isso a prática do Princípio da Dúvida deve se tornar uma coisa natural, onde a criança aprenderá que não existem respostas prontas, nem pontos de vista únicos, muito menos verdades definitivas, independente do status da autoridade por trás do contexto.
  • Permanecendo o pai ou educador numa posição de observação e disponibilidade estará cooperando para que as crianças possam agir sozinhas e se tornem mais independentes.
  • Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje, e consequentemente, o homem de amanhã, seja um autossuficiente consciente.

Finalmente, é bom lembrar sempre que, bom comportamento não existe sem disciplina ou auto-organização, quesitos ensinados primariamente em casa, a partir do silencioso e impactante exemplarismo dos pais.


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