Conte seu Problema
Conte seu Problema
Estudos Psicoanalíticos sobre Comportamentos Infantis e Juvenis
A Criança que tem Medo de dormir Sozinha
Autor: Site de Dicas [1]

Para ser lido e comentado em reuniões do Círculo de Pais e Educadores

A Criança que tem Medo de dormir Sozinha
A Superproteção é um dos piores e mais destrutivos elementos de deformação psicológica já criados pelo homem...
A Criança que tem Medo de dormir Sozinha
A Superproteção é um dos piores e mais destrutivos elementos de deformação psicológica já criados pelo homem...

O cuidado exagerado com os filhos pode ter efeitos colaterais graves...

"Ele só gosta de dormir na minha cama comigo... Não tem jeito..."

"No seu caso, receita-se uma cama..."

"... Mas há um remédio com esse nome?"

Não, minha senhora, não há uma droga com esse nome. Mas o remédio para o caso do seu filho é esse mesmo: uma cama, este clássico móvel que as pessoas usam para dormir inclusive.

Acomodar seu filho no seu leito conjugal é erro de graves consequências futuras, e nesse erro incorrem pessoas de todos os níveis.

Diz a senhora que o menino é "muito apegado" consigo, que "não faz mal porque ele ainda é muito pequeno" e etc. Muito bem! Até quando essa situação poderá ser tolerada? "Quando ele for grandinho, naturalmente que dormirá noutro quarto..."

Bem quando ele for grandinho, então, o mal que se poderia fazer terá chegado a seu termo. A senhora o trará, novamente, para que o examine. A esse tempo não receitarei mais uma cama, talvez, nem mesmo droga nenhuma. Ele precisará, talvez, dum dispendioso tratamento analítico, demorado e paciente. E trará no seu passivo social, possivelmente, um largo prontuário de êxitos negativos. Ah, a senhora conhece muitas pessoas que quando meninos dormiam com os pais e que não sofrem dos "nervos"? Olhe aqui: Acontece que dormir na cama dos pais não causa doença nervosa, propriamente, o que provoca ou pode provocar é uma série de distúrbios na formação da personalidade do indivíduo. Distúrbios que poderão vir à tona sob a forma de desvios, perversões, fixação e complexos diversos que marcarão a vida do adulto depois.

Se sob o ponto de vista da higiene física já o fato de dormirem duas pessoas na mesma cama não chega a ser coisa recomendável, sob o ponto de vista da higiene mental dormirem os pais com o filho no mesmo leito constitui um hábito dos mais perniciosos. E veja bem: dormir mesmo em outra cama, mas no mesmo quarto, ainda é uma prática nociva, pois a vida íntima dum casal não deve constituir um espetáculo para os olhos de uma criança.

Diz a senhora que o "inocentinho" não percebe nada... Pois sim. É que os adultos facilmente esquecem que a perceptividade da criança é muito mais aguçada do que se imagina e que as imagens gravadas até os quatro anos de idade formam um lastro que, do seu inconsciente, pode determinar as mais variantes normas de conduta e atitude, refletindo-se, depois, à distância, como um nódulo ignorado mas atuante sobre seu Ego na sua vida futura.

Seu filho deve ser habituado a dormir em cama própria e noutro quarto ou noutra parte da casa, sem a participação de adultos. Deve ser habituado a deitar-se em hora certa e a adormecer naturalmente. Sem embalos, sem cantorias, sem cafunés, sem histórias, sem carícias nos dedos dos pés ou em qualquer outra parte do seu corpo, sem ameaças, sem rituais e sem medo. O medo que algumas crianças tem do escuro ou do isolamento lhes é incutido pelos adultos que exaltam a sua imaginação com histórias impróprias ou com o terror condicionado: "se não dormir logo vem o bicho papão e lhe pega" ou "olhe o homem do saco" ou qualquer variante dessas estúpidas coações.

Se algum familiar já se encarregou de lhe semear o terror, faça cessar a sua influência malévola e reeduque, pelo exemplo, o garoto, fazendo-lhe ver que tais coisas não existem e incutindo-lhe a noção de segurança que ele deve sentir no seu lar.

Por mais humilde que seja a sua casa há de se encontrar um lugar onde a criança possa ter o seu recanto. Cerque-o de brinquedos simples: bolas, bonecas, animais de brinquedo. Não diga que não os pode comprar. Você mesmo pode fazer pequenos brinquedos para o seu filho e um boneco de pano de fabricação caseira lhe causará tanto prazer quanto um outro qualquer. Um jogo de armar, feito com quadrinhos de madeira, serrados em casa e coloridos, lhe fará tão feliz quanto um outro de custo elevado mas que, na essência, é a mesma coisa.

Preparar assim a sua pequena estante de brinquedos ao lado da cama do menino. Aquele será o seu "território", onde ele se poderá desenvolver guiado por sadias normas e onde se lhe poderá incutir hábitos corretos.

Seu menino deve dormir em cama própria e fora do quarto dos pais. Esta é mais do que uma receita. É uma orientação para que ele possa melhor vencer as diversas fases de evolução natural dos seus sentimentos em relação aos pais, condicionadas a um fenômeno psicológico conhecido pelo nome de Complexo de Édipo.

Fonte: Prof. Gonçalves Fernandes, Chefe da Seção da Ortofrenia e Higiene Mental do Depto. de Saúde Pública, da Faculdade de Ciências Médicas, de Pernambuco.

Revista do Ensino - Porto Alegre - Brasil



Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.


Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do site.

Sobre a Autoria: [1] Todos os estudos foram compilados por nossa equipe multidisciplinar especializada em Educação Infantil e Juvenil, que é formada por Educadores, Psicopedagogos e outros especialistas da Cognição, com exclusividade para o Site de Dicas, sob a coordenação do Professor Alberto Filho.

emails:
contato@sitededicas.com.br
albfilho@gmail.com



NEWSLETTER

Cadastre-se para receber por Email as novidades do Site

Delivered by FeedBurner

Assuntos Relacionados
Dicas de Educação
Dicas úteis de Educação e Atividades didáticas em geral para Pais e Educadores.
Dicas de Educação Integral
Matérias inéditas sobre Educação Holística escritas com exclusividade para o Site
Dicas de Maternal
Dicas práticas e orientações para Educação infantil e formação Pré-escolar
Podemos Ensinar os Jovens
Histórias reais, exemplos de vivências que poderão servir como referência para todos
Contos Reflexivos
Fábulas modernas de grande profundidade. Uma visão inteligente da realidade humana
Grito de Alerta
Importantes Alertas para Pais e Educadores que se preocupam com o futuro dos filhos...
Opinião
A Opinião dos nossos redatores sobre temas polêmicos e atuais
Artigos Sugeridos