Folclore Brasileiro Ilustrado
Folclore Brasileiro Ilustrado
Folclore Regional Brasileiro - estado do Acre
Autor: Editoria de Pesquisas Site de Dicas[1]
15 de Fevereiro de 2016
Série: Mitos do Folclore Brasileiro por Região
Franz Post - Paisagem do Brasil ColonialNos mitos está a essência de grande parte de nossas crenças e superstições...

Os Aspectos Gerais dos Mitos do estado do Acre

A influência do Peru e da Bolívia se reflete mais nos costumes que nos mitos e superstições.

Daí a penetração, no folclore acreano, de algumas usanças, dalém fronteiras ( a "cueca", a "marinera", a "caisuma", a "chicha", etc.). Como resultado dessas duas forças modeladoras, o folclore acreano distinguiu-se, com nitidez, do "folclore amazônico" em geral (Amazonas e Pará).

As duas entidades mais atuantes no Folclore acreano são: Amazonas e Nordeste do Brasil. A primeira com os mitos primitivos e gerais, e agora quase diluídos, esquecidos. A segunda pela influência da grande população de cearenses, norte-rio-grandenses, paraibanos e pernambucanos que se fixaram, desde os tempos da colonização daquele território.

Os mitos amazônicos, primitivos e divulgados pelos Tupi-guaranis, já foram descaracterizados e já não se fala em Curupiras, nem Anhangás, nem Mboitatá, nem Jurupari.

O Anhangá é apenas um veado que assombra. Curupiras e Caaporas se transformaram no Caipora, ou melhor, na Caipora que os acreanos descrevem, igualmente os sertanejos nordestinos o fazem, caboclinha pequena, escura, robusta, cabeluda, ágil, com os cabelos longos cobrindo até os joelhos, dando caça a quem lhe dá fumo e sendo muito ciumenta. Assim, os mitos mais vivos são aqueles que foram levados pelos retirantes nordestinos.


Desse modo, encontramos o Lobisomem, a Burrinha (Mula), o Batatão, a Caipora. Do ciclo amazônico há a Cobra-Grande, a Boiúna espalhando suas lendas em todos os rios, e, é claramente confundida com o mito europeu das Ondinas (mito de entidades semelhantes a Iara que habitam rios).

No mais, pela influência dos trabalhadores das florestas, há a predominância dos animais fabulosos, como no Amazonas e Pará, onças-bois, gogó-de-sola e insetos fulminantes. Surge também das matas amazônicas, o Mapinguari[2], última encarnação do "Bicho-homem", o homem selvagem, antropófago que de longe olha as luzes das cidades que surgiram na mata. Outras influências, vem do Peru e Bolívia, mas se refletem mais em estórias de caçadas míticas e superstições do que em personagens.

Embora, tendo o Peru uma extensão de fronteiras com o dobro de tamanho à da Bolívia, é esta mais influenciadora que o outro. Nas anedotas, estórias tradicionais de caçadas, valentias, casos pitorescos, certos hábitos e mesmo superstições, estas em menor quantidade, vê-se com clareza a Bolívia. O elemento de ligação ao contrário do que se pensa não foi o boliviano, mas o mestiço brasileiro, um eterno viajante, traficando, cortando seringueiras, tirando caucho, rio acima, rio abaixo, e semeando o que ouvira em seu sertão longínquo.

Outros Mitos do Folclore Brasileiro por Região
Editoria de Pesquisas Folclóricas so Site de Dicas.
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do site.

[1] A Editoria de Pesquisas Folclóricas, é composta por dois antropológos, sendo um deles também folclorista, historiador e publicitário. Contamos ainda com a colaboração de uma pedagoga e antropóloga especializada em Tradições Populares e Costumes Antigos, e também com as valorosas contribuições dos nossos leitores.
Veja aqui nossa Bibliografia consultada.

[2] Um dos mais populares personagens mitológicos, na versão original possui apenas um olho na testa. Trata-se de uma clara alusão aos antropófagos Cíclopes e Ogres da mitologia européia, ou clássica de todos os povos.

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber por Email as novidades do Site

Delivered by FeedBurner

Folclore Brasileiro Ilustrado
Outras Regiões Recomendadas
Assuntos Relacionados
Folclore Brasileiro
A melhor versão ilustrada dos Personagens do Folclore Brasileiro
Contos Reflexivos
Fábulas modernas de grande profundidade. Uma visão inteligente da realidade humana
Fábulas Ilustradas
Com Excelente potencial didático, ajudam na reflexão e modelagem do Caráter e Ética
Contos Infantis Ilustrados
Maravilhosos Contos Infantis Ilustrados que encantam Jovens e Adultos
Contos da Carochinha
Contos de exemplos dos antigos. São os contos populares contados por nossas Avós
Humor Reflexivo
Um Humor inteligente que retrata as contradições e dramas do Homem