Um Grito de Alerta
Um Grito de Alerta
Série: Compreendendo o Comportamento Infantil
As Crianças e as Conversas dos Adultos...
Autor: Alberto J. Filho [1]
25 de Março de 2016

O Princípio da Dúvida ainda é o melhor aliado da Cognição...

Grito de Alerta
A ignorância sempre é o maior aliado da falta de bom senso...

As Crianças e as Conversas dos Adultos...

Ao contrário do que se pensa, ingenuidade não é surdez. Isso quer dizer que, uma criança pode até não compreender o significado das palavras, mas os gestos que acompanham cada palavra, ou frase, ou a síntese comportamental de um diálogo e seus respectivos comentários, isso elas conseguem captar com invejável precisão.

Para uma criança, em primeiro lugar vem a expressão e o gesto, e apenas depois, as palavras. Por isso ela é capaz de associar as palavras aos estados emocionais, mesmo sem saber o que significam.

Após os três anos de idade, quando a individualidade para ela já é fato consumado, os gestos e suas respectivas expressões verbais tenderão a fazer parte do seu repertório idiossincrásico; darão lastro à sua personalidade, que aos poucos vai tomando forma. Por isso mesmo, aquilo que iremos colocar dentro daquela mente vazia, isso fará toda diferença.

Criança sempre aprende de uma fonte, de alguém que já sabe, de alguém que já aprendeu. Mas, ao contrário do adulto esclarecido, mesmo que este tenha pouco discernimento, ela não possui nenhum. Assim, errado e certo, dentro daquele cérebro em busca de conteúdo para dar forma aos seus pensamentos, tudo é uma mesma coisa, ou seja, informação, e para ela, portanto, tudo, sem exceção, é instrução útil.

Se o teor de uma conversa proporciona satisfação aos adultos, não importa qual seja o conteúdo, para ela é coisa positiva. Logo, enquanto cresce, tenderá a encontrar também naquilo, à medida que passa a compreender, um objetivo digno de ser alcançado, não importando o contexto, consequências ou desdobramentos.

Lembre-se, criança ainda não sabe; nós sabemos, e elas aprendem conosco, coisas negativas, ou positivas. Podemos aprender com os erros, mas não temos meios para desfazer um erro cometido, nem restaurar suas consequências.

Com um senso de ética ainda carente de estruturação, as informações que assimila do seu entorno, do exemplo dos seus pais e entes mais próximos, irão ajudar nesse processo que é de aquisição. Sua ética será a dos seus pais, e os erros que cometer enquanto lhe falta o devido discernimento, estes não poderão ser anulados. Mal depois de feito não pode ser desfeito. Podemos tentar compensar uma falta, mas jamais seremos capazes de repor os malefícios causados a partir dessa falta.

A compensação de um erro jamais terá o efeito de desfazer suas consequências e eventuais malefícios causados, o que inclui os danos materiais e os emocionais, pense sempre nisso.


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