Dicas de Concursos Literários em Língua Portuguesa -
Dicas de Concursos Literários e Contos em língua Portuguesa.
"Escrever é a arte de tornar legível os pensamentos..."
••• Concursos Literários 2017

Inscrições até: 30 de junho de 2017

A Academia de Letras e Artes de Paranavaí torna público o Regulamento que regerá o II Concurso ALAP “Paranavaí Literária”.

DAS CATEGORIAS
3.1. Na forma a seguir especificada, o concurso será realizado nas categorias poesia e microconto.

3.1.1. Na categoria poesia, os autores poderão inscrever trabalhos nas seguintes modalidades:

3.1.1.1. poema temático: com liberdade na forma, deverá conter título, estar de acordo com o tema (item 4.1) e não ultrapassar o número de 50 versos.

3.1.1.2. haicai: poema de três versos, preferencialmente sem título, inspirado no haiku japonês, com 17 sílabas poéticas divididas em versos de 5, 7 e 5 sílabas, que contenha alguma referência à natureza ou às quatro estações do ano e exprima o tempo presente.

3.1.2. O microconto é um conto de produção minimalista, cuja narrativa se dá no menor número possível de palavras, caracterizado pela concisão, narratividade, totalidade, subtexto e ausência de descrição, que neste concurso será limitado a 300 caracteres, considerados os espaços e o título, se houver.

DAS INSCRIÇÕES
5.1. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 10 de abril até às 23h59 do dia 30 de junho de 2017.

5.2. A participação é gratuita e aberta a todos os escritores, poetas e contistas nascidos ou residentes no Brasil.

DA PREMIAÇÃO
8.1. Serão premiados com troféus os três (3) melhores trabalhos em cada uma das categorias e modalidades.

8.2. A Academia também premiará com troféu, os trabalhos classificados em primeiro lugar dentre aqueles apresentados por autores residentes nas cidades da microrregião de Paranavaí, no Noroeste do Estado do Paraná, que integram a área geográfica de atuação da Academia.

8.3. A entrega da premiação ocorrerá no dia 31 de outubro de 2017, durante evento comemorativo do Dia Nacional da Poesia (instituído pela Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade).

8.4. Os autores premiados que não puderem comparecer no evento receberão seu troféu por meio de serviço postal.

8.5. A critério da Comissão do Concurso e de acordo com as notas atribuídas pela Comissão Julgadora, os trabalhos não premiados poderão ser agraciados com Certificado de Menção Honrosa, no limite de dez (10) trabalhos por categoria e modalidade, cuja expedição e encaminhamento se dará exclusivamente por meio digital.

Inscrições de: até o dia 10 de julho de 2017

Este evento literário é uma atividade promovida e realizada em parceria entre UNIOESTE - Campus de Toledo - e Prefeitura Municipal de Toledo, por meio da Biblioteca Pública Municipal – Centro Cultural Oscar Silva – da Avenida Tiradentes, 1165.

CRONOGRAMA:

Inscrição dos contos: até o dia 10 de julho de 2017
Premiação do 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães: 2 de outubro de 2017

REGULAMENTO DO CONCURSO:

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo, o 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães busca também valorizar a criação literária no Brasil.

O concurso é destinado a contistas, com obras publicadas ou não, que apresentem textos inéditos, não publicados inclusive na internet, e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho por meio da entrega de originais no local de inscrição ou por correio. Não serão aceitas inscrições por e-mail. Cada participante deverá apresentar dois contos.

Envio de trabalhos
Os originais deverão ser apresentados em quatro vias, em formato A4, digitados numa só face, espaçamento duplo entre linhas, fonte Times Roman, tamanho 12, e identificados apenas com o pseudônimo do autor.

As quatro vias deverão ser reunidas em único envelope, no qual deverão constar o título do concurso e o pseudônimo do autor. Nesse mesmo envelope, deverá ser colocado outro envelope, contendo a identificação do autor, seu endereço completo, telefone, um breve currículo e a indicação dos títulos dos contos.

O endereço para a entrega ou envio dos textos é:
Instituto Estadual do Livro – IEL
Rua André Puente, 318
Bairro Independência, Porto Alegre – RS
CEP: 90035-150.

Vencedores
Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pelas instituições promotoras e o nome dos vencedores será divulgado na abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece no dia 2 de outubro de 2017, no Portal das Linguagens/UPF, em Passo Fundo.

Os dois melhores contistas receberão prêmios no valor de R$ 5.000,00 para o primeiro lugar e de R$ 3.000,00 para o segundo lugar. Além disso, alguns trabalhos poderão ser destacados com menção honrosa, a critério da Comissão Julgadora.

Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, a ser publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura de Passo Fundo.

Cinco Sinais Inequívocos de que você está no Emprego Errado