Dicas de Concursos Literários em Língua Portuguesa -
Dicas de Concursos Literários e Contos em língua Portuguesa.
"Escrever é a arte de tornar legível os pensamentos..."
••• Concursos Literários 2017

Inscrições até 18 de julho de 2017

Criado em 1958 e outorgado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado prêmio literário no Brasil, conferindo aos vencedores o reconhecimento da comunidade intelectual brasileira.

Organizado por uma Comissão e por um Conselho Curador, indicados pela CBL, o 59º Prêmio Jabuti pauta-se pelo presente regulamento.

I DAS OBRAS CONCORRENTES

1. O Prêmio Jabuti será outorgado a obras inéditas, publicadas em língua portuguesa no Brasil, em primeira edição, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016, podendo, no entanto, a impressão ter sido feita fora do país.

1.1 A autoria da obra deverá ser de autor(es) brasileiro(s), nato(s) ou naturalizado(s), com residência permanente no Brasil. Se necessário, a CBL reserva-se o direito de solicitar comprovação de nacionalidade e/ou residência dos autores.

1.1.1 No caso de antologias/coletâneas, ao menos um dos organizadores deve ser brasileiro nato ou naturalizado, com residência permanente no Brasil. Admite-se que, no corpo da antologia (qualquer que seja o gênero da obra), haja textos de autores estrangeiros, limitados a até 20% do total do conteúdo da obra inscrita, e limitado a até três autores estrangeiros.

1.1.2 O ineditismo de uma antologia/coletânea (qualquer que seja o gênero da obra) não fica comprometido se um ou mais de seus textos tiverem sido publicados anteriormente em outra obra, em formato de livro, desde que o copyright da publicação anterior não esteja creditado ao mesmo organizador inscrito no Prêmio Jabuti 2017, limitado a até 20% do total de textos da obra inscrita.

1.2 Considera-se livro, obra intelectual impressa e publicada, com ISBN emitido pela agência brasileira do ISBN e Ficha Catalográfica, impressos no livro, conforme legislação pertinente1. O não cumprimento desta exigência é motivo para desclassificação da obra. Lei do Livro (10.753/2003) - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm

1.3 Consideram-se inéditas obras que nunca tenham sido publicadas no Brasil, em edição formal, em formato impresso ou, conforme a categoria em que será inscrita, em formato digital, dispondo de ISBN e Ficha Catalográfica.

1.4 A data de publicação da obra deverá constar em sua Ficha Catalográfica, para que se ateste a conformidade do livro com o prazo estipulado na cláusula 1.

1.5 Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, inscrições de obras com Ficha Catalográfica atribuída à CBL que não estiver em conformidade com os registros da entidade.

1.5.1 Em caso de falsificação, além da desclassificação sumária, os responsáveis serão notificados judicialmente.

II DO RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO

2 As obras poderão ser inscritas pela editora ou pelo autor, ilustrador, tradutor, capista, produtor gráfico ou por procurador devidamente constituído até 18 de julho de 2017.

2.1 A editora, empresa ou pessoa responsável pela inscrição da obra assume, no ato da inscrição, total responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas, bem como pela absoluta conformidade entre a obra inscrita e este Regulamento.

2.2 A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, significa plena aceitação, pelo solicitante ou por quem o represente, dos termos deste Regulamento.

2.3 Ao inscrever obras de terceiros, o responsável pela inscrição:

2.3.1 Declara que o autor, ilustrador, capista, produtor gráfico ou tradutor concorrente está ciente da inscrição.

2.3.2 A CBL poderá solicitar, em qualquer tempo, documento que comprove a anuência em participar deste prêmio, por parte dos demais participantes da obra.

2.3.3 Assume a responsabilidade, nos termos da lei, pela originalidade, autenticidade e autoria do material que, em qualquer categoria, dispute o prêmio, não respondendo a CBL, o Conselho Curador, a Comissão Organizadora ou os jurados por reclamações de terceiros, a qualquer título e a qualquer tempo.

2.4 As obras coeditadas deverão ser inscritas por apenas um dos autores ou um dos editores.

2.5 Se um livro vencedor em sua categoria for coeditado, todas as coeditoras receberão o Prêmio Jabuti correspondente à sua classificação.

III CATEGORIAS CONTEMPLADAS PELO PRÊMIO JABUTI...

ADAPTAÇÃO, ARQUITETURA, URBANISMO, ARTES E FOTOGRAFIA, BIOGRAFIA, CAPA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, MEIO AMBIENTE E MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO, CONTOS E CRÔNICAS, DIDÁTICO E PARADIDÁTICO, DIREITO, ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, NEGÓCIOS, TURISMO, HOTELARIA E LAZER, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA, ENGENHARIAS, TECNOLOGIAS E INFORMÁTICA, GASTRONOMIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ILUSTRAÇÃO, ILUSTRAÇÃO DE LIVRO INFANTIL OU JUVENIL, INFANTIL, INFANTIL DIGITAL, JUVENIL, LIVRO BRASILEIRO PUBLICADO NO EXTERIOR, POESIA, PROJETO GRÁFICO, PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E COMPORTAMENTO, REPORTAGEM E DOCUMENTÁRIO, ROMANCE, TEORIA/CRÍTICA LITERÁRIA, DICIONÁRIOS e GRAMÁTICAS, TRADUÇÃO.

VIII DA PREMIAÇÃO

14 A obra vencedora em primeiro lugar de cada categoria (de 1 a 29*) receberá um troféu Jabuti para o autor e um para a editora. Além do Troféu Jabuti, o autor receberá um prêmio no valor bruto de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), sendo deduzidos os encargos legais.

14.1 A obras que conquistarem os Segundos e Terceiros lugares de cada categoria (de 1 a 29*) também receberão um troféu Jabuti para o autor e um para a editora.

14.1.2 Exceto para a categoria 3.22 LIVRO BRASILEIRO PUBLICADO NO EXTERIOR, conforme descrição de suas cláusulas subsequentes e ANEXO II.

14.1.3 No caso de obras em coautoria, o prêmio em dinheiro será dividido e cada um dos coautores receberá um troféu Jabuti.

14.2 Na cerimônia de premiação será dado o devido destaque aos autores premiados, indicados na ficha de inscrição, juntamente com um representante da editora responsável pela obra premiada.

14.2.1 Quando uma coletânea/antologia for premiada em primeiro lugar, o organizador mencionado no expediente da obra receberá o Troféu e o valor em dinheiro.

IX DOS PRÊMIOS LIVRO DO ANO-FICÇÃO E LIVRO DO ANO-NÃO FICÇÃO

15 Concorrem ao prêmio “Livro do Ano Ficção” os primeiros lugares das categorias Adaptação (3.1), Contos e Crônicas (3.9), Histórias em Quadrinhos (3.16), Infantil (3.19), Juvenil (3.21) Poesia (3.23) e Romance (3.27).

16 Concorrem ao prêmio “Livro do Ano Não Ficção” os primeiros lugares das categorias Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia (3.2), Biografia (3.3), Engenharias, Tecnologias e Informática (3.14), Ciências Humanas (3.7), Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática (3.5), Ciências da Saúde (3.6), Comunicação (3.8), Didático e Paradidático (3.10), Direito (3.11), Economia, Administração e Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer (3.12), Educação e Pedagogia (3.13), Gastronomia (3.15), Psicologia, Psicanálise e Comportamento (3.25), Reportagem e Documentário (3.26), e Teoria / Critica Literária, Dicionários e Gramáticas (3.28).

17 Os associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores e Livros (SNEL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), entre outras, como representantes do mercado, e os jurados das etapas anteriores, elegem o Livro do Ano-Ficção e o Livro do Ano-Não Ficção.

17.1 Cada jurado ou empresa associada terá direito a apenas um voto.

18 Os votos que forem atribuídos em data posterior à estabelecida como limite não serão considerados.

19 Serão vencedoras do Livro do Ano-Ficção e Livro do Ano-Não Ficção as obras que respectivamente obtiverem a maior soma de votos.

19.1 Os autores contemplados com os Prêmios Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, receberão, cada um, o Troféu Jabuti dourado e o valor bruto de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), sendo deduzidos os encargos legais. Será atribuído um troféu Jabuti dourado às respectivas editoras dos livros premiados com os Prêmios Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção.

19.2 Os vencedores dos Prêmios Livro do Ano-Ficção e Livro do Ano-Não Ficção serão divulgados somente na cerimônia de premiação.

20 A Auditoria do Prêmio Jabuti ficará responsável por manter o sigilo dos respectivos vencedores até esse momento.



Cinco Sinais Inequívocos de que você está no Emprego Errado