Professor fique de Olho no Seu Futuro Profissional
Professor fique de Olho no Seu Futuro Profissional

Teste: Professor fique de Olho no Seu Futuro Profissional

Autor: Site de Dicas - Alberto J. Grimm[1]
"A autorreciclagem ainda é um dos maiores empreendimentos pessoais..."
Orientações Gerais:
Professor fique de Olho no Seu Futuro Profissional

Hoje em dia a coisa mais importante na vida de um professor(a), é a sua qualificação profissional e versatilidade. É o seu diferencial no mercado de trabalho, e por isso, precisa ser verificado todo o tempo.

O teste a seguir, apesar de não ter caráter científico oficial, serve de base para uma auto-avaliação dos profissionais da área educacional. Ele foi elaborado por pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Responda a cada uma das questões abaixo, e veja sua situação no final.

Veja também o artigo: Características que valorizam os Profissionais de Ensino nos dias atuais.

Leia cada questão e clique em uma das respostas sugeridas. Responda marcando a resposta que melhor descreve seu comportamento, sentimento, ou posicionamento atual, e não aquela que você gostaria que fosse, ou ache que deveria ser. Você deverá ser absolutamente honesto consigo mesmo nas respostas para obter uma pontuação verdadeira e válida.

Analise cada questão e dê a resposta que achar mais adequada.
EXPERIÊNCIA

Questão 1
Onde você já trabalhou?
a) Somente em escola pública.
b) Somente em escola particular.
c) Em escola pública e particular.

Questão 2
Em quantas escolas você lecionou nos últimos 7 anos?
a) Uma escola.
b) Duas ou três escolas.
c) Mais de quatro escolas.

Questão 3
Há quanto tempo você atua no magistério?
a) Até dois anos.
b) De três a cinco anos.
c) Mais de cinco anos.

ATUALIZAÇÃO

Questão 4
Quantos livros você leu nos últimos seis meses?
a) Até dois.
b) De três a cinco.
c) Seis ou mais.

Questão 5
Como você se mantém informado(a)?
a) Assistindo a telejornais.
b) Lendo jornais e revistas eventualmente e assistindo a telejornais.
c) Lendo jornais e revistas diariamente e assistindo a telejornais.

Questão 6
Quanto aos recursos de informática (Internet e softwares), você:
a) É um usuário frequente.
b) Tem interesse pelo assunto e é usuário eventual, pois não tem acesso regular.
c) Não é usuário.

Questão 7
Quantas vezes você compareceu a eventos culturais (exposições, cinema, teatro, shows) nos últimos seis meses?
a) Até duas.
b) Três ou quatro.
c) Cinco ou mais.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Questão 8
Em quantos idiomas você é capaz de ler além do Português?
a) Nenhum outro.
b) Um.
c) Dois ou mais.

Questão 9
Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (ou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), você:
a) Sabe do que tratam mas não se interessa pelo assunto.
b) Conhece as linhas gerais.
c) Interessa-se desde que foram lançados, busca informações e troca experiências com os colegas.

Questão 10
No que se refere à capacitação profissional, você:
a) Se mantém informado sobre a realização de cursos de vários institutos, participa deles com regularidade e propõe à diretoria de sua escola a promoção de outros.
b) Participa dos que eventualmente ocorrem em sua escola, quando não afetam a programação de trabalho.
c) Acha que a prática diária supre esta necessidade.

PRÁTICA

Questão 11
Quantas vezes você levou seus alunos a uma aula fora da escola ou a eventos culturais (teatro, cinema, museu) no ano?
a) Nenhuma.
b) Uma.
c) Duas ou mais.

Questão 12
Com relação a projetos interdisciplinares, você:
a) Acha ótimos em teoria, mas não participa por considerá-los complicados.
b) Interessa-se, mas aguarda que sejam propostos por outros professores.
c) Antecipa-se e faz sugestões à direção e aos outros professores.

Questão 13
Como é sua prática em sala de aula?
a) Seguir o programa sugerido pelo livro didático adotado.
b) Seguir o livro didático e partir para atividades sugeridas por ele.
c) Considerar o livro didático apenas mais um recurso e recorrer a outras metodologias e fontes de informações como jornais, revistas e Internet.

Questão 14
O que cocê considera mais importante para a avaliação dos alunos?
a) Provas e lição de casa.
b) Participação nas aulas e, em segundo plano, as provas e as tarefas.
c) A trajetória de cada aluno nas aulas, seu envolvimento com a disciplina e seu rendimento nas lições e provas.

Questão 15
Que atitude você toma se tem um aluno muito lento na realização dos trabalhos e que se torna o centro de brincadeiras desagradáveis por parte dos colegas?
a) Espera a situação se resolver com o tempo.
b) Sugere à família do aluno que consulte um especialista.
c) Além da solução clínica, aproveita o caso para trabalhar com a turma temas como solidariedade, respeito e cidadania.

Questão 16
O que você faz se, ao entrar na sala de aula, seus alunos estão reunidos, discutindo animados uma notícia de jornal?
a) Pede que parem para que a aula possa começar.
b) Se o assunto tem relação com a disciplina, incentiva o debate.
c) Mesmo que o tema não tenha ligação com a matéria, estimula o debate.

Questão 17
Que providência você toma diante de uma classe indisciplinada?
a) Recorre imediatamente à direção.
b) Espera que a turma se acalme para tentar conversar.
c) Investiga as causas e desenvolve ações para combater a indisciplina (conversa e definição de regras).

Questão 18
Quantas vezes você perdeu a cabeça em sala por motivos pouco relevantes nos últimos seis meses?
a) Pelo menos uma.
b) De duas a quatro.
c) Cinco ou mais.

POSTURA

Questão 19
Como é seu relacionamento profissional com os colegas?
a) Troca informações, aceita sugestões e colabora sempre que solicitado.
b) Dá sua contribuição quando pedida, mas não divide ideias com o grupo.
c) Procura fazer o trabalho da forma mais independente possível, sem interferência de ninguém.

Questão 20
Quantas vezes você participou de ações em busca da valorização do magistério, como campanhas salariais, elaboração de planos de carreira e eleição de representantes sindicais nos últimos três anos?
a) Várias.
b) Só eventualmente.
c) Não participou.

Questão 21
Qual a sua reação se um pai de um aluno o procura pedindo ajuda para uma campanha ambiental no bairro da escola?
a) Não participa, alegando que este não é o papel da escola.
b) Procura se informar sobre o problema, incentiva a participação dos alunos e dos outros professores e aproveita o tema em aula.
c) Contribui no que for solicitado, sem assumir responsabilidades extras.

Para ver o resultado, clique no botão CONFERIR abaixo!


Outros Testes que Recomendamos
Curso de Criação de Atividades Cognitivas
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Veja mais detalhes sobre o autor ou autores nas notas abaixo.

Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

Sobre a Autoria:
Alberto J. Grimm [1]
- Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador em Educação Integral e Consciencial. Torna-se agora mais um colaborador fixo do nosso site.
email: alberto.grimm@gmail.com

Observação: O autor não possui Website ou página pessoal no Facebook ou em qualquer outra Rede Social.

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber por Email as novidades do Site

Delivered by FeedBurner

Assuntos Relacionados
Enigmas Lógicos Ilustrados
No papel de um competente detetive você tentará solucionar intrigantes mistérios.
Desafio Quiz Online
Quizzes organizados por categorias, vários níveis, excelente para todas as idades.
Jogos Educativos Online
Os melhores Jogos Educativos selecionados e avaliados pelo site, agora também Online.
Desafio Super Memória Online
Desafios de verdade para avaliar como está a qualidade de fixação de sua memória.
Dicas de Educação
Dicas úteis de Educação e Atividades didáticas em geral para Pais e Educadores.
Curso de Criação de Atividades
Dicas práticas que capacita o Educador ou Pai a criar suas próprias Atividades Didáticas.
Dicas de Maternal
Dicas práticas e orientações para Educação infantil e formação Pré-escolar
Dicas de Educação Integral
Matérias inéditas sobre Educação Holística escritas com exclusividade para o Site
Guia de Atividades
Uma seleção de brincadeiras didáticas que podem ser praticadas em qualquer ambiente.
Atividades Didáticas para Imprimir
Tarefas, brincadeiras educativas para todas as faixas etárias, já prontas para impressão
Software Educativos Grátis
Softwares Educativos gratuitos selecionados e comentados pelo site.